Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Engenharia de Telecomunicações no CETEL foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer uma experiência educacional abrangente e alinhada às demandas da indústria. Nossa abordagem visa preparar você para um futuro promissor na área de telecomunicações, combinando conhecimentos teóricos sólidos com habilidades práticas essenciais.
Descrição Detalhada do Currículo do Curso
Nosso currículo é estrategicamente elaborado para fornecer uma base sólida em telecomunicações, eletrônica e informática. Abordamos desde os fundamentos até os tópicos avançados, permitindo que você explore profundamente as áreas essenciais da engenharia de telecomunicações. Além disso, o currículo se adapta às mudanças tecnológicas, garantindo que você esteja sempre atualizado com as tendências emergentes.
Competências: Preparando Você para o Sucesso Profissional
O foco central de nosso PPC é o desenvolvimento de competências essenciais para o campo de telecomunicações. Isso inclui habilidades técnicas, de resolução de problemas, comunicação eficaz, pensamento crítico e trabalho em equipe. Nossa abordagem de ensino proporciona um ambiente onde você não apenas adquire conhecimentos, mas também aplica essas competências em projetos práticos e desafios do mundo real.
- CP1 – Conceber soluções em hardware, baseadas em circuitos analógicos, para problemas de sistemas de telecomunicações.
- CP2 – Conhecer e medir as principais figuras de mérito utilizadas na caracterização de circuitos para comunicações.
- CP3 - Prototipar soluções baseadas em Sistemas Digitais e Tecnologia Embarcada voltadas à sistemas de Telecomunicações.
- CP4 – Compreender os processos físicos relacionados à propagação e fluxo de potência de ondas eletromagnéticas em meios guiados e avaliar qualitativa e quantitativamente estes fenômenos físicos.
- CP5 - Analisar os principais mecanismos e efeitos de propagação de ondas eletromagnéticas em meios não guiados e conceitos fundamentais da teoria e da aplicação de sistemas radiantes.
- CP6 - Desenvolver circuitos de micro-ondas com elementos ativos e passivos para aplicações em transceptores de sistemas de comunicações.
- CP7 - Compreender os conceitos de análise de sinais de tempo discreto e analisar os resultados obtidos a partir da compreensão do sistema de tempo discreto linear e invariante no tempo.
- CP8 - Projetar filtros digitais reais, analisar as limitações dos filtros digitais projetados e propor um fluxo de modificações nos projetos de filtros que proporcionem o atendimento das especificações.
- CP9 - Planejar, propor e avaliar uma arquitetura de sistema de processamento de sinais digitais capaz de atender às exigências das especificações.
- CP10 - Compreender os sinais como funções de tempo contínuo/ de tempo discreto e analisar seus principais operadores.
- CP11 - Compreender um sistema como uma sequência de operações finitas sobre sinais colocados na entrada do sistema e analisar desempenho do sistema a partir dos resultados obtidos na saída do sistema.
- CP12 - Projetar e implementar os sistemas invariantes no tempo e analisar o desempenho do sistema a partir dos resultados obtidos para os sistemas implementados.
- CP13 - Compreender, projetar, modificar e operar Sistemas e Redes de Telecomunicações.
- CP14 - Compreender, projetar, modificar e operar Redes de Computadores.
- CP15 - Compreender, projetar, modificar e operar Sistemas e Redes Convergentes.
- CP16 - Compreender as atividades e processos relacionados com a regulação de serviços de telecomunicações.
- CP17 - Compreender as regras, entidades e processos relacionados com o tratamento de condutas anticompetitivas.
- CP18 - Planejar estratégicamente, analisar resultados empresariais, gerenciar pessoas e formar equipes.
- CP19 - Analisar investimentos, gerenciar resultados econômico-financeiros de projetos e de negócios.
- CP20 - Desenvolver soluções inovadoras e atuar na resolução de problemas em sistemas de telecomunicações usando engenharia de software e/ ou ciência de dados.
- CP21 - Criar soluções de suporte à tomada de decisão em sistemas de telecomunicações usando ciência de dados.
Fluxograma das Componentes Curriculares: Traçando sua Jornada de Aprendizado
Nossa estrutura curricular é apresentada de forma clara por meio de um fluxograma das componentes curriculares. Isso permite que você visualize a sequência de disciplinas e sua progressão ao longo dos semestres. Esse fluxograma é uma ferramenta valiosa para planejar sua jornada acadêmica e compreender como as diferentes áreas do conhecimento se interconectam.
No CETEL, o Projeto Pedagógico do Curso é o alicerce de sua educação em Engenharia de Telecomunicações. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência educacional enriquecedora que o capacitará para se destacar em um cenário tecnológico em constante evolução.